8 de jul. de 2010

ABERTURA DO CURSO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA ACONTECEU EM PARELHAS

Teve início na manhã de 07 de junho de 2010, em Parelhas, o curso de História e Cultura Afro-Brasileira, oferecido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, aos professores de Literatura, Português, Artes e História do ensino fundamental e médio. A iniciativa visa à inserção do conteúdo no currículo escolar com base na lei 10.639/2003. Com duração de 80h, a capacitação prossegue até o próximo dia 30 de agosto de 2010.
Presidida pela Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque, a abertura reuniu, além de professores e supervisores das escolas, a Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Valdenires Cabral de Araújo e a Presidente da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Boa Vista dos Negros, Maria das Graças Fernandes.
De acordo com o Prefeito Francisco Assis de Medeiros, essa é uma oportunidade para se discutir a metodologia a ser aplicada em sala de aula nas disciplinas. O trabalho, que acontecerá às segundas-feiras, reúne temas como ‘A Lei 10.639 e os Parâmetros Curriculares’, ‘Literaturas Africanas de Língua Portuguesa’, ‘Literatura e Cultura’ e ‘Literaturas Africanas: um modelo de prática pedagógica’.
Segundo a Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque, o intuito é fundamentar o professor a melhor trabalhar com o aluno como forma de quebrar as barreiras da desigualdade racial, além de valorizar a nossa cultura.
A lei 10.639/2003 refere-se a inclusão do conteúdo programático  que inclui o estudo de História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

Fonte: TV Seridó

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.