28 de fev. de 2011

Xangai anuncia 'política do cão único'

Chris Hogg
Da BBC News em Xangai
Estima-se que 80% dos cães de Xangai sejam irregulares
A cidade de Xangai anunciou que implementará a partir de maio uma "política do cão único", destinada a controlar o número de caninos na cidade.
A medida tem como modelo a política do filho único, que submete as famílias a um rigoroso planejamento familiar.
Estima-se que o número de cães não-documentados na cidade seja quatro vezes maior que o número de cães legalizados.
Ao fim do período de registro, mais de 600 mil cães devem ser considerados irregulares.
Proprietários de animais que não regularizarem seus cães terão de entregá-los às autoridades.
Aqueles que tiverem mais de um cão licenciado poderão manter os seus animais, mas só serão aceitos pedidos de novos cães submetidos por residências sem cachorros.
Debate
A nova regulação foi objeto de um longo e aquecido debate entre os legisladores municipais.
No ano passado, mais de 140 mil pessoas prestaram queixa na polícia para registrar mordidas de cães não registrados.
A polícia já afirmou que deve adotar parte dos cães que forem declarados irregulares.
A lei também proibirá os chamados cães de ataque, como os buldogues.
Mas, se o cumprimento da legislação seguir o padrão de leis passadas, é provável que muitos chineses encontrem maneiras de driblar as obrigações.
Quando, para frear a alta dos preços do setor imobiliário, o governo impôs restrições ao número de imóveis permitidos por cada família, houve relatos de casais se divorciando no papel – mas continuando a viver juntos – para poder aumentar o número de imóveis sob sua propriedade.

Bento XVI acredita que internet oferece riscos à população

Declaração foi feita pelo Pontífice nesta segunda-feira em reunião do Conselho Social para as Comunicações. Foto: AFP
Declaração foi feita pelo Pontífice nesta segunda-feira em reunião do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, no Vaticano
Foto: AFP
Bento XVI declarou nesta segunda-feira 28 de fevereiro de 2011, que a população corre alguns riscos com o uso da internet, como perda de privacidade e a superficialidade das relações. Ele também expressou o medo de que a opinião mais convincente prevaleça sobre a verdade.
No discurso, dirigido nesta segunda aos participantes da reunião do CONSELHO o Pontifício para as Comunicações Sociais sobre o tema "Linguagem e Comunicação", o papa assinalou que as novas tecnologias não só estão mudando o modo de comunicar, mas também estão propiciando uma vasta transformação cultural. O Bispo de Roma garantiu que as novas tecnologias estão proporcionando um novo modo de aprender e de pensar, assim como uma nova linguagem.
Bento XVI acrescentou que por isso é necessário, de maneira urgente, uma reflexão sobre as linguagens surgidas a partir das novas tecnologias e que o ponto de partida é a revelação, "que nos testemunha como Deus comunicou suas maravilhas na linguagem e na experiência real dos homens, segundo a cultura de cada época". "A fé sempre penetra, enriquece, exalta e estimula a cultura e por isso é preciso escutar a linguagem dos homens de nosso tempo para acompanhar a obra de Deus no mundo", manifestou.
O Pontífice acrescentou que a cultura digital abre novos desafios à capacidade da Igreja de falar e de escutar uma nova linguagem que fale da transcendência e lembrou que Jesus no anúncio do Evangelho utilizou os elementos da cultura e do ambiente de seu tempo. Nesta segunda-feira, acrescentou o papa, os cristãos estão chamados a descobrir na cultura digital os símbolos e metáforas que possam ser úteis para falar do Reino de Deus ao homem contemporâneo.
Bento XVI lembrou aos presentes sua mensagem por causa do 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011, que será realizada em 5 de junho, no qual ressalta que a internet não pode substituir o contato direto entre as pessoas e que as novas tecnologias precisam estar a serviço do bem da pessoa e da humanidade inteira. Nessa mensagem, o papa pede aos jovens "bom uso" das redes sociais, que estas não sejam um instrumento para reduzir as pessoas a categorias, que tenta manipulá-las emotivamente e que permite aos poderosos monopolizar as opiniões dos demais.

27 de fev. de 2011

Shaolin passa por terceira cirurgia e abre os olhos ao ouvir a voz da sua mulher

Shaolin permanece internado no CTI do Hospital de Clínicas de São Paulo. Na tarde da última quinta-feira (24), o humorista passou pela terceira cirurgia para reconstruir o braço esquerdo. “Os médicos retiraram um pedaço da coxa e do abdômen para enxertar no braço”, diz o assessor de Shaolin, Alessandro Bonfim. Após a cirurgia, o humorista permanece em coma, mas seu quadro é estável.

Segundo Alessandro, o quadro do humorista evolui lentamente. “Na hora em que estava indo para o centro cirúrgico, Shaolin abriu os olhos ao ouvir a voz da mulher, Laudicéia”, conta.

Diariamente, o humorista passa por uma bateria de exames. Por enquanto, os médicos descartam sequelas neurológicas. “A pancada na cabeça foi muito violenta, mas os exames feitos até agora não apontam nenhuma lesão”, explica.
Na madrugada do dia 19 de janeiro, o comediante sofreu um grave acidente, por volta de 0h40 (horário de Brasília), ao bater o carro contra um caminhão na Alça Sudoeste da BR-230, na região do Mutirão, em Campina Grande, a 130 quilômetros da capital João Pessoa. O motorista do caminhão fugiu do local abandonando o veículo.

Shaolin foi levado para o Hospital Regional de Campina Grande e depois, transferido por uma ambulância para o Hospital Antonio Targino, especializado em atendimento a vítimas de acidentes. Dois dias após o acidente, ele foi transferido de avião para o Hospital das Clínicas de São Paulo, onde permanece internado.

Fonte: Rural AM Parelhas

América vence o Corintians no Machadão e segue sonhando com final no estadual

O América confirmou o favoritismo e bateu o Coríntians de Caicó na noite de ontem sábado (26) no Machadão. A vitória por 2 a 0 mantém o alvirrubro na luta por uma vaga na final do primeiro turno do estadual com 15 pontos. 
A competição segue liderada pelo Santa Cruz, que na preliminar em Natal bateu o Alecrim por 2 a 0 e chegou aos 19 pontos. Com os resultados, o América subiu uma posição na tabela ao passar o Palmeira de Goianinha, que perdeu em casa para o Potiguar-M por 1 a 0. 

O destaque da partida pelo América foi o volante Elielton, que marcou os dois gols da partida na segunda etapa. 

DiariodeNatal
Foto ilustrativa 

Fonte: Rural AM Parelhas

Polícia Ambiental e GTC fazem prisão de caçadores no Seridó

Em uma ação conjunta de policiais da ambiental e policiais do Grupo Tático de Combate resultou na prisão de alguns caçadores que agiam na área conhecida por Serra da Formiga em Caicó.

Em poder dos caçadores foram apreendidos, 01 tamanduá Mirim,(sem vida) este está em processo de extinção, 01 Peba, além de vários apetrechos usados pelos caçadores.

Foram presos, José Soares de Lima Filho, residente no assentamento Acauãn, Magno Emanuel da Silva,21 anos, residente no Sítio Pimenteira em Santana do Matos,José Francisco de Lima,31 anos, residente em São Vicente.



Fonte: Rural Am Parelhas

26 de fev. de 2011

"Nunca se fez tanto em Parelhas como nos últimos dois anos"

Por Wanderley Filho - Assessoria de Imprensa da PMP
A frase acima foi dita pelo prefeito Francisco Medeiros, na tarde desta quinta-feira dia 24 de fevereiro de 2011, na Câmara de Vereadores, durante a leitura da mensagem anual. Segundo Francisco, o sucesso das ações que tem realizado, também é fruto do trabalho de gestões anteriores, principalmente de seu antecessor, Dr. Antônio Petronilo.

O chefe do executivo parelhense destacou as ações que desempenhou no ano passado e as que serão concluídas em 2011, a exemplo da reforma do Ginásio de Esportes Ovídio Dantas, a passarela e passagem molhada do bairro São Sebastião, a reforma da Praça Arnaldo Bezerra, com a reconstrução do Coreto, a quadra da Boa Vista dos Negros, a agência do INSS e muitas outras. O prefeito lembrou ainda o crescimento da educação na avaliação do IDEB, hoje uma das maiores do Estado e diálogo com a categoria de educadores para atender reivindicações.


Na saúde, Francisco utilizou números para mostrar que o setor também tem avançado. "Foram 30.795 atendimentos no hospital de Parelhas, em 2010. Um hospital que ganhou proporções regionais, atendendo não só aos parelhenses, mas também a pessoas de cidades vizinhas. É importante ressaltar que estes atendimentos são realizados de maneira digna, porque qualquer pessoa que chega ao nosso centro de urgências e emergências é recebida sempre com o máximo de atenção, educação e cuidado", destacou o prefeito. Sobre o mesmo setor, ele ressaltou programas que se tornaram destaques nacionais, como o de Saúde Bucal, que foi apresentado como exemplo em um congresso internacional realizado no Espírito Santo, e do grupo de teatro do CAPS, que também foi premiado no Rio de Janeiro.


De acordo com o prefeito, mais de um milhão e quatrocentos mil reais serão investidos em pavimentação e obras estruturantes em 2011, através de emendas parlamentares. "A crise do ano passado não nos impediu de fazer grandes ações pelo nosso município. Com criatividade e competência, conseguimos driblar os problemas e fazer um grande governo. Este ano, não será diferente", afirmou Francisco, que completou: "As lutas não acabaram, as dificuldades ainda permanecem. Mas como diz o salmista Davi: 'O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã'. A nossa esperança é de encontrar, a cada dia, um amanhecer renovado e melhor para a nossa gente. Por isso, encerro as minhas palavras dizendo que estou feliz por conviver com a sensação de que a nossa equipe está conseguindo cumprir bem a nossa missão. E que o Senhor Jesus Cristo, possa continuar com a sua abundante misericórdia sobre nós, nos dando sabedoria para enfrentar os desafios e forças para que possamos continuar na luta de cuidar de todos com muita honestidade e competência".

Fonte: Blog Romeu Dantas

24 de fev. de 2011

Reforma da Praça Arnaldo Bezerra


Todo parelhense com mais de 50 anos lembra que o antigo coreto da Praça Arnaldo Bezerra marcou época. Mas o monumento que era utilizado para apresentações artísticas e era alvo da admiração de muita gente, foi destruído, em uma reforma feita no ano de 1968. Até hoje muita gente diz: “Nunca que aquele coreto deveria ter sido destruído”. Por este motivo, o prefeito de Parelhas, Francisco Medeiros, decidiu reconstruir a obra que foi palanque de grandes acontecimentos do município.
“A gente não pode deixar que a nossa história seja esquecida. O coreto faz parte de grandes momentos do município e isso tem que ser resgatado”, afirma o Prefeito.
A obra será desenhada e acompanhada pela estudante do curso de arquitetura, Dailmara Trindade, que está no ultimo ano de faculdade e acaba de chegar da Espanha, onde passou seis meses fazendo um curso de extensão. Para poder desenvolver o projeto, Dailmara vai rever fotos e conversar com pessoas que viveram aquela época. “Como parelhense, está sendo um prazer indescritível trabalhar neste projeto. Toda pessoa que converso, diz que este coreto tem que ser reconstruído. Vamos fazer de tudo para reproduzi-lo com o máximo de originalidade”, relata Dailmara.

Parelhas pode até mudar de nome ou ganhar um apelido

Reportagem do Folha Parelhense edição 30.

"Com todo o patrimônio paisagístico já desaparecido e o acervo documental escondido por alguns parelhenses, temendo que sejam localizados e destruídos, o município de Parelhas já perdeu sua identidade histórica e cultural. Isso significa, na prática, que sem memória e sem provas de suas origens a cidade pode até mudar de nome ou, quem sabe, seguir a moda de ganhar um apelido como; cidade órfã, cidade dos desconhecidos, cidade virtual, etc.
Para os acadêmicos de História, este "vácuo" que tanto incomoda os parelhenses foi formado a partir de 1956 quando o município completou seus primeiros 100 anos de existência e, naqueles tempos, vivia-se a era das fantasias e do progresso visionário e a história só tornava imortais aqueles que dominavam o mundo. Foi exatamente naquele ano que aconteceu a destruição do primeiro prédio memorial de Parelhas, o Pavilhão da Praça Félix Gomes, no Centro Histórico da cidade. A iniciativa foi do então prefeito Florêncio Luciano, com a justificativa da construção, no local, do Clube Centenário, que por obra do destino, este prédio vem, até nossos dias, contando uma história às avessas, servindo mais para envergonhar do que para orgulhar os parelhenses. Para historiadores locais, a destruição do Pavilhão, em 1956, serviu também para Florêncio Luciano "lavar sua honra" já que era inimigo político do ex-prefeito Ageu de Castro, o idealizador e construtor daquele monumento, em 1932. 
Logo em seguida, a partir dos anos 60 e até hoje, a cidade de Parelhas parece predestinada a ter sua identidade cultural e suas memórias escondidas, pois não se sabe se por ignorância ou por falta de espírito humano e social, todos os gestores públicos locais contribuíram com suas marretadas contra o nosso acervo memorial. Ao longo do tempo não sobraram prédios históricos, nem cemitérios memoriais ou arquivos."
Rasgando o verbo com Tertuliano Pereira

Uma aluna de Turismo da UFRN, falou a respeito da destruição do patrimônio histórico da cidade, dizendo: "Um turista chega aqui para conhecer a cidade e o guia de turismo diz: aqui antigamente havia uma praça assim e assado, mas foi destruída para construir algo moderno no lugar, aí o turista vai olhar e pensar, que valor histórico isso tem pra mim hoje?, nenhum, pois a modernidade tomou conta de algo muito valioso para o turista, para os historiadores e principalmente, para a história da cidade".
Anônimo

Vc que tem algo sobre a história de Parelhas, faça uma cópia e procure a imprensa para publicar nossa história, pois isso também é riqueza, isso é cultural e, cultura é turismo. Existe muito o que mostrar de nossa cidade, mas precisamos da contribuição de todos(as) que sabem de sua história.

21 de fev. de 2011

Creche de mais de 1 milhão e 200 mil será construída em Parelhas - RN

A Creche que será construída em Parelhas - RN está alçada em R$ 1.249.404,29 (Um milhão, duzentos e quarenta e nove mil, quatrocentos e quatro reais e vinte e nove centavos). Este é o valor da emenda que a Deputada Fátima Bezerra enviou para a construção da obra, que teve a pedra fundamental lançada na tarde de sexta-feira dia 14 de janeiro de 2011. A solenidade contou com a presença da parlamentar, que antes, passou pelo Povoado Santo Antônio da Cobra para agradecer os votos que teve nas eleições do ano passado. A deputada recebeu em Parelhas mais de cinco mil votos. Segundo ela, a forma de retribuir isso é trabalhando.

A obra será construída no bairro Cruz do Monte e irá atender mais de 220 crianças com um modelo padrão do Governo Federal. "Esta será um creche que até filho de rico vai querer estudar, mas ela será feita com um alto grau de qualidade para crianças de famílias pobres", disse a deputada. Além de estrutura de ensino, o lugar irá contar também com equipamentos para o lazer.

Além de Fátima Bezerra, o suplente de deputado Dr. Antônio Petronilo, o Prefeito Francisco Medeiros e a Secretária de Educação do município, Ildelita Roque, participaram. Os quatro colocaram as primeiras pedras do alicerce da obra. Francisco aproveitou para lembrar o que a parceria com Fátima Bezerra já proporcionou e disse que a luta por um ensino superior em Parelhas também é uma realidade.
  
 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.