24 de fev. de 2011

Parelhas pode até mudar de nome ou ganhar um apelido

Reportagem do Folha Parelhense edição 30.

"Com todo o patrimônio paisagístico já desaparecido e o acervo documental escondido por alguns parelhenses, temendo que sejam localizados e destruídos, o município de Parelhas já perdeu sua identidade histórica e cultural. Isso significa, na prática, que sem memória e sem provas de suas origens a cidade pode até mudar de nome ou, quem sabe, seguir a moda de ganhar um apelido como; cidade órfã, cidade dos desconhecidos, cidade virtual, etc.
Para os acadêmicos de História, este "vácuo" que tanto incomoda os parelhenses foi formado a partir de 1956 quando o município completou seus primeiros 100 anos de existência e, naqueles tempos, vivia-se a era das fantasias e do progresso visionário e a história só tornava imortais aqueles que dominavam o mundo. Foi exatamente naquele ano que aconteceu a destruição do primeiro prédio memorial de Parelhas, o Pavilhão da Praça Félix Gomes, no Centro Histórico da cidade. A iniciativa foi do então prefeito Florêncio Luciano, com a justificativa da construção, no local, do Clube Centenário, que por obra do destino, este prédio vem, até nossos dias, contando uma história às avessas, servindo mais para envergonhar do que para orgulhar os parelhenses. Para historiadores locais, a destruição do Pavilhão, em 1956, serviu também para Florêncio Luciano "lavar sua honra" já que era inimigo político do ex-prefeito Ageu de Castro, o idealizador e construtor daquele monumento, em 1932. 
Logo em seguida, a partir dos anos 60 e até hoje, a cidade de Parelhas parece predestinada a ter sua identidade cultural e suas memórias escondidas, pois não se sabe se por ignorância ou por falta de espírito humano e social, todos os gestores públicos locais contribuíram com suas marretadas contra o nosso acervo memorial. Ao longo do tempo não sobraram prédios históricos, nem cemitérios memoriais ou arquivos."
Rasgando o verbo com Tertuliano Pereira

Uma aluna de Turismo da UFRN, falou a respeito da destruição do patrimônio histórico da cidade, dizendo: "Um turista chega aqui para conhecer a cidade e o guia de turismo diz: aqui antigamente havia uma praça assim e assado, mas foi destruída para construir algo moderno no lugar, aí o turista vai olhar e pensar, que valor histórico isso tem pra mim hoje?, nenhum, pois a modernidade tomou conta de algo muito valioso para o turista, para os historiadores e principalmente, para a história da cidade".
Anônimo

Vc que tem algo sobre a história de Parelhas, faça uma cópia e procure a imprensa para publicar nossa história, pois isso também é riqueza, isso é cultural e, cultura é turismo. Existe muito o que mostrar de nossa cidade, mas precisamos da contribuição de todos(as) que sabem de sua história.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.