4 de set. de 2011

Unhas frágeis e com manchas podem significar problemas de saúde


As unhas revelam muito sobre a saúde e os hábitos de uma pessoa. Se ela abusa do sabão, por exemplo, as unhas que descascam. Se não come verduras com frequência, que contenham ferro como brócolis e a couve, elas ficam fraquinhas e se quebram.
A preocupação não é só com a beleza. Algumas marcas nas unhas podem ser um sinal de que alguma coisa não anda bem no organismo.
Cirurgias, febres. Tudo aparece nas nossas unhas. Mas há sinais que precisam ser analisados mais a fundo. Uma mancha escura, por exemplo.
“Você pode ter uma alteração acompanhando doenças dermatológicas como a micose de unha, que é mais comum. Você pode ter uma doença de origem sistêmica e podemos ter alterações nas unhas mostrando distúrbios emocionais”, explica a dermatologista da Unifesp, Flávia Stenberg.
Crescimento rápido ou lento demais podem significar problemas na tireóide. “Hipertireoidismo - cresce rápido, mais fraca. Hipotireoidismo crescem mais devagar”, avisa a dermatologista.
“Por que acontece da unha quebrar sempre no mesmo lugar?”, pergunta uma mulher. “Talvez  um machucado que tenha tido, inflamação, infecção na região cicatriz que faça unha crescer alterada na região”.
É necessário mesmo fazer as unhas sempre? “ Ideal é ela ser lixada regularmente, quem cortar para não ser trincada e a cutícula não seja removida”.
Cuidado também com velhos hábitos. “Às vezes é um comportamento que a gente tem que nos leva depois à uma infecção, uma inflamação”, alerta a médica.
Fonte: JH

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.