27 de jan. de 2013

Dilma cancela agenda no Chile e segue para Santa Maria Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/dilma-cancela-agenda-no-chile-segue-para-santa-maria-7408211#ixzz2JBX3lv8D © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


RIO e SANTIAGO (CHILE) - A presidente Dilma Rousseff se emocionou e chorou, na manhã deste domingo, ao falar da tragédia na cidade gaúcha de Santa Maria, onde mais de 200 jovens morreram no incêndio na boate Kiss. Dilma suspendeu os compromissos no Chile, onde participaria da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e teria encontros bilaterais com presidentes de outros países. A presidente seguiu diretamente de Santiago para Santa Maria e convocou os ministros para irem ao Rio Grande do Sul.
- É uma tragédia para todos nós. Não vou continuar na reunião, por razões muito claras. Diante do que ocorreu, quem precisa de mim hoje é o povo brasileiro e é lá onde eu tenho de estar - afirmou a presidente.
Depois da anunciar as providências que havia tomado logo cedo, a presidente mandou uma mensagem para a população brasileira, especialmente, para os moradores de Santa Maria:
- Eu queria dizer o quanto, neste momento de tristeza, nos estamos juntos e necessariamente iremos superar, mantendo a tristeza - disse, sem conter as lágrimas.
A presidente afirmou que convocou "todos os ministros que possam contribuir para minorar a situação dessa tragédia para estarem lá em Santa Maria". Ela disse que falou com o prefeito da cidade, Cezar Schirmer, e com o governador Tarso Genro, além do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. Padilha vai para o Rio Grande do Sul, Maria do Rosário já esta em Santa Maria e Saito colocará as instalações da Base Aérea de Santa Maria a disposição.
- Estamos fazendo uma Mobilização de recursos para que a gente possa fazer o resgate dos corpos, que e o apoio que podemos dar as famílias nesta hora, e também tratamento rápido e eficiente aos feridos - disse a presidente, acrescentando que o Rio Grande do Sul tem uma boa estrutura de saúde na região.
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, informou no twitter, que também estava seguindo para a cidade.
“Domingo triste! Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã”, disse ele no microblog.
Também no Twitter, a ministra da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, informou qua a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) solicita apoio de profissionais de saúde voluntários.
“Santa Maria é cidade universitária com a UFSM. Possui jovens de muitos lugares do RS e do Brasil. Impossível nessa hora não pensar que em geral são jovens que estão em uma boate no sábado. Quantas famílias procuram agora de seus jovens?”, disse a ministra, que é gaúcha, em duas mensagens no Twitter.
Em entrevista à rádio CBN, no início da manhã, o secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Airton Michels, confirmou o horário do início do incêndio, por volta de 2h30m da manhã. Segundo ele, a prioridade no momento é garantir o atendimento às vítimas e atender os sobreviventes.
A preocupação no momento, muito embora a polícia esteja lá, não é identificar as causas.
- Vamos fazer isso, mas a prioridade, agora, é salvar vidas - afirmou o secretário.
O secretário informou ainda que a Secretaria de Saúde está disponibilizando bancos de sangue e enviando equipamentos necessários para a identificação das vítimas. Além disso, todas as aeronaves da Secretaria de Segurança e da FAB estão sendo deslocadas para o local.
Ainda mais cedo, Michels informou que estava se deslocando para Santa Maria. A cidade é considerada o principal polo universitário do Rio Grande do Sul.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.