6 de set. de 2010

Chile inicia plano B para resgatar mineiros soterrados

Máquina utilizada para perfurar poços de água pode diminuir tempo da operação


A máquina Scrhramm T130 - normalmente utilizada para perfurar poços de água - vai ajudar no resgate os 33 mineiros


As equipes de resgate que tentam retirar os 33 operários presos há mais de um mês em uma mina no norte do Chile deram início na noite deste domingo (5) ao plano B do governo, que consiste em utilizar uma segunda máquina para chegar ao local de abrigo dos trabalhadores, a 700 m de profundidade.

Se funcionar, a segunda opção poderá diminuir em até um mês o tempo de resgate - atualmente estimado em quatro meses. O plano B utiliza o equipamento Scrhramm T130 - que normalmente perfura poços de água - para alargar um dos buracos de sondas já existentes com um martelo. A perfuradora levaria três meses para chegar ao local.

O ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne, disse que, se tudo der certo, os operários poderão ser libertados no início de novembro.

- Em um prognóstico otimista, princípios de novembro.

Os mineiros voltarão à superfície em uma jaula de 2 m a 2,5 m de comprimento. O equipamento levará de 20 a 30 minutos para chegar ao local onde os trabalhadores estão.

Para içar a jaula, as equipes a prenderão a um guincho, que deverá levá-la à superfície à velocidade de 4 m por segundo. Esse passo, porém, poderá ser reduzido devido aos prováveis choques da jaula no revestimento do duto.

No interior da jaula, os mineiros terão oxigênio, água, alimentação, luz artificial e até comunicação com o exterior para manterem contato durante todo o trajeto.
Chile ainda tem plano A e plano C 
O plano A das equipes de resgate consiste em perfurar 700 m com a máquina Raise Borer (modelo Strata 950), até chegar ao refúgio dos mineiros. Neste domingo, o equipamento havia atingido cerca de 70 m de profundidade. 

No entanto, um plano C seria capaz de encurtar mais o tempo de resgate e reduzi-lo a dois meses, na melhor das hipóteses, ao ter que perfurar 597 m para chegar a uma das rampas de acesso aos mineiros.

A protagonista desse terceiro plano seria uma sonda para operações de busca de petróleo, que pode perfurar a até 2.000 m de profundidade, mas que precisa de uma grande área (100 m de comprimento por 80 m de largura) para a sua instalação.

Os técnicos insistem que há "riscos inerentes às características do maciço rochoso" e indicam que, com as três opções diferentes, as chances de sucesso são razoáveis.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.