3 de mai. de 2010

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Dia 3 de maio é o dia consagrado mundialmente pela Unesco para que se comemore a Líberdade de Imprensa. É um dia também para se fazer uma reflexão sobre esta liberdade, a liberdade de expressão e a liberdade dos jornalistas exercerem livremente sua profissão. No Peru a data está sendo marcada por estatísticas bem sangrentas. Segundo a Associação Nacional de Periodistas do Peru - ANP, em apenas 120 dias foram registrados, naquele país, 72 atentados a jornalistas.

Quero desejar a todos um ótimo dia.
Dia do Parlamento
Dia do Sol
Dia do Sertanejo

Histórico do Dia do Sertanejo

Tudo começou em 1964. Os violeiros que vinham a Aparecida em caravana participavam pelo menos uma vez por ano de uma missa.
Foi então que Geraldo Meireles, já bastante respeitado no meio sertanejo, convidou a dupla Tonico e Tinoco e mais alguns artistas “caipiras” propondo que aqui fosse criado um dia que fosse especial para os artistas sertanejos. Procuraram uma data que fosse mais conveniente para que todos pudessem comparecer, sendo escolhido o dia 03 de maio como o “Dia do Sertanejo”.
A idéia foi repassada para a direção da Rádio Aparecida, que aprovou e deu o seu apoio. Na época o diretor da Rádio Aparecida era o Pe. Ruben Leme Galvão.
Desde então todo dia 03 de maio, Aparecida passou a ser o ponto de encontro dos artistas que fazem música sertaneja, e de seu público, o homem do campo e da cidade que tem raízes no campo, como quase todo brasileiro.
Muitas duplas já se apresentaram no show do Dia do Sertanejo da Rádio Aparecida. Alguns artistas já consagrados no seu meio ar como Liu e Léu, Irmãs Galvão, Cascatinha e Inhana, Pedro Bento e Zé da Estrada, Zico e Zeca, Tião Carreiro e Pardinho, Nestor e Nestorzinho, Silveira e Silveirinha, Tonico e Tinoco e muitos outros por aqui passaram.
Outros por aqui passaram no início de sua carreira. São nomes de duplas e cantores que depois seriam populares no mundo sertanejo, como Sérgio Reis, Zezé di Camargo, Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, Chitãozinho e Xororó, Guilherme e Santiago, Bruno e Marrone, Rionegro e Solimões, Nalva Aguiar, Gino e Geno, Donizete e outros.
Hoje a música sertaneja ganhou outros ritmos e outras dimensões, falando – se muito do Sertanejo Universitário, mas Aparecida continua sendo, especialmente no dia 03 de maio, a Casa do Homem sertanejo. Aqui, em cores novas ou antigas está a raiz do sertão!

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.