28 de mar. de 2011

CADEIA PRODUTIVA DE CERÂMICA

      Produção tem forte impacto ambiental e deve ser planejada de modo a diminuir emissão de poluentes e perda de qualidade dos produtos.
      A indústria de cerâmica é caracterizada por duas etapas: primária – que envolve exploração e explotação¹ –; e transformação – que é a elaboração do produto  final. Essas fases, estão intimamente interligadas e interferem no desempenho de toda a cadeia produtiva.

      O setor da Cerâmica Vermelha Para Construção (CVPC) utiliza a argila comum como matéria-prima. A massa resultante pode ser simples ou natural, sendo composta por matéria orgânica, impurezas e minerais de ferro, que permitem que a massa atinja um ponto de maturação a baixas temperaturas (entre 900 e 1.100°C). As argilas podem ser de três tipos: residuais, sedimentares e diagenéticas.

      Durante a preparação da massa, busca-se, plasticidade e fusibilidade. Essas duas características permitem que a massa possa ser trabalhada e tenha resistência mecânica durante a queima.
Consumo Energético

      Em 2006, a energia consumida, para uso industrial, foi estimada em 3,5 milhões de Toneladas Equivalentes de Petróleo (TEP), o que corresponde a 11,6 MWh. A lenha como fonte energética, representou quase 50% de todo o consumo de energia pelo setor cerâmico, seguida pelo gás natural (26%) e óleo combustível.

      O grande volume de lenha queimado na produção da cerâmica, solta substâncias que provocam forte impacto ambiental. Além disso, apresenta baixo rendimento energético, quei nterfere na qualidade e nos padrões técnicos dos produtos, resultando em até 30% de perda.

      Dessa forma, a sugestão é que os produtores analisem a possibilidade de usar outras fontes de energia, deixando de usar a lenha e, assim, minimizando aspectos ambientais e proporcionando menor perda produtiva pelo fato de outras fontes poderem apresentar maior poder energético.

1 - Para as geociências a explotação é um termo técnico usado para a retirada, extração ou obtenção de recursos naturais, geralmente não renováveis, para fins de aproveitamento econômico, pelo seu beneficiamento, transformação e utilização.

Fonte: SEBRAE Nacional 



0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.