7 de out. de 2013

Procon municipal envia equipes para inspecionar agências do Banco do Brasil

Após a inspeção do Procon Estadual nas agências do Banco do Brasil, a Coordenadoria Proteção e Defesa do Consumidor do Município enviará nesta segunda-feira (7) suas equipes as ruas para verificar o funcionamento dos terminais eletrônicos durante a greve dos bancários.
A medida foi tomada após a recomendação repassada na sexta-feira (4) de que os terminais eletrônicos teriam 24h para reabastecer com dinheiro, envelopes e papel para impressão de comprovantes e funcionar normalmente hoje.
As agências que lideram as denúncias estão localizadas nas avenidas Rio Branco, Afonso Pena e Ayrton Senna, que estão sem realizar o serviço nos terminais. A recomendação repassada nos locais é que os clientes se dirigissem à agência do Natal Shopping para realizar os depósitos das 10 às 13h.
Segundo o diretor geral do Procon municipal, Kleber Fernandes, esta recomendação é incorreta, pois os bancos devem atender das 10 às 16h e que todos os terminais devem ser abastecidos para atender a população e diminuir as grandes filas nas agências.
“Recebemos uma série de denúncias e o Banco do Brasil é o líder. Eles centralizaram um serviço essencial [depósitos] em um ponto apenas gerando longas filas, além do horário reduzido que é contra a Lei”, explica o diretor.
Kleber Fernandes informou que as denuncias podem ser feitas pelos telefones (84) 3232-9050, ou (84) 3232-9052 da Coordenadoria Proteção e Defesa do Consumidor do Município. As agências que descumprirem a recomendação serão autuadas e podem ser multadas em R$ 6 milhões.
“É importante que a população nos auxilie como fiscais e denuncie as irregularidades nas agências bancárias. Para isso, disponibilizamos uma linha direta com clientes e iremos autuar e multar que estiver descumprindo a recomendação”, avisa o diretor geral do Procon municipal.
Bancários vão fazer levantamento e repassar as Coordenadorias
Com a inspeção agendada para esta segunda-feira (7), os representantes do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte irão fazer um levantamento das agências que estão com problemas nos terminais eletrônicos e no atendimento prioritário.
A coordenadora geral do Sindicato, Marta Turra informou que “a medida do Procon é correta e que o Sindicato irá auxiliar com relatório completo de que agências não estão funcionando corretamente”.
Marta Turra informou também que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) enviou uma proposta a categoria de 7,1%, porém as partes não chegaram a iniciar as tratativas, pois os bancários pedem um reajuste de 22% de reposição de perdas.
Além do reajuste, o grupo pede melhores condições de trabalho e a abertura de concursos para aumentar o efetivo dentro das agências.
Fonte: Blog Marcos Silva

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