3 de mai. de 2011

Conheça as principais diferenças do currículo no papel e no computador

Na internet ou no papel o currículo é a carta de apresentação do trabalhador. Leonel Credido, professor e consultor de empresas, dá algumas dicas para estudantes do ensino médio ou que estão terminando a faculdade.
Veja como preparar um bom currículoA primeira delas é manter um padrão de letra monocromático, ou seja, uma cor só e não ter mais de duas páginas.
Para quem não tem experiência de trabalho ou estágio, ele indica: “Para fazer com que o currículo fique atraente, coloque aquilo que você fez e que pode ser relevante pra quem está te contratando, por exemplo, um trabalho voluntário, ou se você participa de um grupo social”.
Os candidatos que buscam emprego numa área específica o consultor diz que é importante associar o objetivo do currículo à vaga para a qual se está candidatando.
Na internet, o currículo já vem pronto, só é preciso preencher os espaços. Uma das vantagens do currículo online é que muitas vezes não é preciso colocar seu nome, você pode escrever onde estudou, o que estudou e suas experiências. Isso ajuda principalmente quem quer trocar de emprego, mas não deseja ser identificado.
Uma das vantagens do currículo online é que, muitas vezes, você não precisa colocar o seu nome. Pode escrever o que estudou, onde estudou, suas experiências. É bom para quem quer trocar de emprego, mas não deseja ser identificado.

As empresas usam ferramentas digitais que facilitam a seleção dos candidatos, então siga algumas orientações:
Salário: “Coloque a combinar e depois você discute isso na entrevista”, diz Grinberg.
Foto: não é necessária, mas se for pedida. “A foto deve ser sempre profissional, 3x4. Se for homem, terno e gravata. Mulher com roupa social, executiva, jamais roupa de festa”, orienta.
Atualize sempre o currículo. “As empresas vão ver um currículo que, às vezes, está ali He seis meses e vão pensar que a pessoa já não está interessada, então sempre uma vez por mês, no máximo dois meses, atualize o seu currículo”.
Outro diferencial do currículo na internet é que você pode se candidatar a vagas quase no mundo todo. Uma empresa em São Paulo tem escritórios em mais 54 países, mas é preciso tomar cuidado na hora de preencher os dados.
Rússia e Turquia São países interessados no profissional brasileiro. “É um trabalhador incansável leva muito a serio aquilo que faz, é bem humorado, reclama pouco, esse jogo de cintura faz com que o Brasil seja procurado no mundo inteiro”
Mas na hora de se apresentar não cometa exageros. “É importante que as pessoas não se autopromovam demais no currículo. É importante citar fatos que façam com que o entrevistador naturalmente julgue que essa pessoa é aquilo ou não”, diz Andreza Santana , diretora de marketing - Monstros RH.
Um dos erros mais comuns cometidos pelos candidatos é o excesso de informação.
A repórter Veruska Donato esteve num posto do governo de SP e explicou que foto e salário, por exemplo, somente devem ser incluídos se a empresa que estiver contratando exigir do candidato.
O currículo deve ser feito em duas páginas, em papel sulfite, mas nada de lacinhos, letras coloridas ou coisas fofinhas.

Fonte: JH

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.