7 de jun. de 2011

Substituição de refeição por composto pode prejudicar saúde

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, divulgou nesta terça-feira (7) um alerta a respeito do produto que ficou muito conhecido no Brasil como "ração humana". A substituição de uma refeição pelo composto pode causar danos à saúde porque ele não tem todos os nutrientes necessários para uma alimentação adequada.
A Anvisa proibiu o uso do nome ração humana porque diz que isso induz o consumidor ao erro. O produto pode continuar a ser vendido como um complemento à alimentação, mas há benefícios e a melhor forma de consumir o composto. Cereais e farelos ricos em fibras e nutrientes ajudam o bom funcionamento do organismo. “Ajuda a regular o intestino e protege contra o câncer de cólon”, explica Salete Brito, nutricionista da Unicamp.
Os ingredientes do composto auxiliam no controle do açúcar no sangue e do colesterol. A recomendação é consumir de duas a quatro colheres de sopa por dia. Mas para conseguir os resultados, só pode ser usado como complemento. Jamais substituir uma refeição.
“Com o tempo pode causar uma desnutrição. Além disso, há uma diminuição da quantidade de calorias e o organismo fica ensinado a trabalhar mais lentamente”, esclarece a nutricionista.
Os nutricionistas fazem um alerta: as pessoas que decidem usar o composto como suplemento alimentar devem beber muita água. São no mínimo dois litros por dia. As fibras sem o líquido têm efeito contrário e deixam o intestino preso.
Fonte: JH

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.