16 de jun. de 2009

MÚSICAS DO ARRAIAL PAIXÃO NORDESTINA - PARELHAS - RN

A Paixão Nordestina esse ano vem com o Regional.

Abertura
(entrada da quadrilha)
Letra e melodia: Josivan Alves


Sou de barro, sou de barro. Vitalino ele me fez foi de barro, foi de barro. Fez seu povo, fez vocês. Boa noite minha gente/ dá licença de contar/ a história de nós todos/ na arte popular/ Vitalino é a história / que faz todos se orgulhar/ era uma vez no sertão / assim começo a contar... noite maior ( os noivos a cavalo) / hoje é noite maior / minha quadrilha está em festa / pois é noite de São João / com devoção veja a alegria em minha testa / com as benções do luar / com o calor dessa fogueira / quero meu sonho realizar / de me casar e ser feliz á vida inteira / eu sou quadrilha / meu amor venha ligeiro / quero ser o pioneiro a dançar contigo uma partida de forró / quero entregar meu amor / abençoado por Senhor / vou me casar no seridó / vem cá meu povo / como é bom está de novo / a cultura eu canto e louvo / venho todos convidar / é festa de casamento e nesse exato momento / os noivos vão se casar.




Despedida
(o adeus dos bonecos)
Letra e melodia: Josivan Alves


Chegou, chegou, chegou, chegou a nossa hora. Ó triangueiro diga adeus e vamos embora / vou-me embora, mas levo muita satisfação. Um orgulho danado de morar no sertão / um adeus, um abraço / e um lindo sorriso / e a certeza de ter em você um amigo / chegou, chegou, chegou, chegou a nossa hora. Ó zabumbeiro diga adeus e vamos embora / um adeus da cultura, dos bonecos sabidos. Um adeus vitalino, nunca foi esquecido / um adeus de nós todos / nesse mundo querido / e a certeza de ter em você um amigo / chegou, chegou, chegou, chegou a nossa hora. Ó sanfoneiro diga adeus e vamos embora / chegou, chegou, chegou, chegou a nossa hora. Ó marcador diga adeus e vamos embora.


Divindade
(saudação ao público)
Letra e melodia: Josivan Alves

É são João, é são João / nossa quadrilha saúda todos com emoção / sou Pernambuco Potiguar, eu sou de barro / sou oratório, uma prece a são José / no meu peito guardo grito de esperança / e da quadrilha do suor eu ponho fé / fé no divino / em procissão, em procissão eu sigo a pé / e ser ouvidos, abençoados seja o que Deus quiser / é são João, é são João / nossa quadrilha saúda todos com emoção / sou cancioneiro / balance, sou Vitalino / sou seridó / sou feira livre, eu sou sertão / eu sou a arte em barro / sou um centenário / eu sou imagem em Deus / eu sou a perfeição /é são João, é são João / nossa quadrilha saúda todos com emoção.

Chama maior
(saudação a rainha do fogo)
Letra e melodia: Josivan Alves

Vem girando minha rainha / gira como um carrossel / vem na chama da fogueira / vem trazer são João do céu / gira, gira, gira mundo / gira, gira sem parar / abram alas minha gente / que a rainha vai passar / festa junina é tradição / tão linda e radiante lhe saudamos com emoção / e mundo gira ó graciosa / vem de dançando, vem sorrindo / vem de longe, vem ouvindo / zabumba é teu coração / gira, gira.... / vem minha rainha do fogo, do fogo eis arte popular / sou povo, sou povo / viemos lhe saudar de novo, de novo / eis arte popular / sou povo, sou povo.


Feira livre nossa tradição
Letra e melodia: Josivan Alves


O que que tem na feira livre / que eu possa comprar? / Pois a PAIXÃO NORDESTINA ao povo vai falar / ô menino levado / me traz um recado / para o povo de lá / essa gente da feira / que a luta é a bandeira / que se faz madrugar / que traz as verduras / frutas e rapadura / farinha muncuzá / pois minha gente acredite / é dia de feira livre / no meio do arraiá / pois minha gente acredite / é dia de feira livre / no meio do arraiá / batata doce, mandioca, ovo cru, fumo de rolo, palma de mandacaru / tem gente esperta / e gente besta pra chuchu / e um bêbado caindo / a ele o nosso uuuuuu / não vaia não minha quadrilha / pois é noite de São João / o povo tá animado / Vitalino lembrado / o famoso artesão / vamos todos pra feira / lá tem muita opção / ô sertanejo da gema / resgatar é lema / é nossa tradição / PaiiiixãoNor-des-ti-na / essa é minha quadrilha / uma alegria sem fim / que armou sua barraca / onde a fé é sua marca / é um orgulho pra mim / que vende um sonho de barro / meu junino sagrado / meu Senhor do Bonfim / ô meu junino sagrado / meus bonecos de barro / o meu grito é assim.


A façanha de Lampião na feira de Caruaru
(cordel cantado)
Autor: Oberdan Bezerra

Lá vem, lá vem Lampião / cuspindo fogo / com sua tropa ele vem amendrontar / e Vitalino sabendo de sua ameaça / corre pra sua barraca / pra sua imagem formar / ê, ê Lampião, ê, ê Lampião / e Lampião entra em Caruaru / e aleijado correndo sem parar / e na calçada o povo todo gritando / os cabras froxos chorando / com medo de apanhar / ê, ê Lampião, ê, ê Lampião / a polícia chegou / Lampião se armou / e um cego avistou os tiros que começou / o sol se escondeu / a lua desapareceu / a estrela mais bonita do céu desapareceu / ê, ê Lampião, ê, ê Lampião / essa história quem contou / foi um velho amigo meu / Vitalino só escapou / porque Lampião gostou / de ver um boneco seu / ê, ê Lampião, ê, ê Lampião / hoje em Caruaru Vitalino é lembrado / pelos bonecos de barro / que famoso inté no sul / de tudo que há na terra / tem lá em Caruaru / ê, ê Lampião / essa história minha gente / é pura imaginação / são os versos populares que povoam meu sertão / mas foi aqui no oeste / que expulsamos essa peste / Mossoró resistiu a Lampião / ê, ê Mossoró.


ROMARIA


Vamos nessa penitência / em louvor e devoção / ao meu Padim Padre Ciço / Milagreiro do meu sertão / meu padim fez uma viajem / foi deixou Juazeiro sozinho / meu Padim Padre Ciço / que é santo / depois de sua morte / meu Padim Padre Ciço / estou indo a Juazeiro do Norte. ORAÇÃO Ó SAGRADA PENITÊNCIA ABENÇÕE ESSA LUZ QUE ME ILUMIA PARA QUE EM LOUVOR AOS SANTOS QUERIDOS, POSSAMOS REZAR COM ALEGRIA, AMÉM.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.