21 de mar. de 2010

Gastronomia se expande em Natal e oferece boas oportunidades de emprego

O crescimento da capital potiguar trouxe inúmeras consequências à população, e entre elas está o incremento da atividade turística. Esta, por sua vez, trouxe um bom efeito colateral para Natal: o aperfeiçoamento da gastronomia. É explícito o incremento no número de bares e restaurantes nos últimos anos e a diversificação do cardápio de cada um deles, que oferecem desde frutos do mar - com o camarão, especialidade potiguar, como carro-chefe - até comida regional, europeia e oriental. Essa curva ascendente fez com que também aumentasse a procura por mão de obra especializada na área, que, com a Copa do Mundo de 2014 em Natal, só tende a crescer.
Os especialistas apontam que o fortalecimento da gastronomia potiguar está diretamente ligado à expansão do turismo no estado. Segundo o gerente de comércio e serviços do Sebrae no Rio Grande do Norte, Célio Vieira, o segmento gastronômico cresceu a olhos vistos no últimos dez anos, inclusive com a chegada de grandes redes de fast-food. "Na medida em que vai aumentando o número de empresas no mercado e as existentes vão crescendo, há uma necessidade de capacitar a mão de obra. Hoje, por exemplo, vários restaurantes trabalham com o palmtop para anotar os pedidos dos clientes. Os garçons não são mais simples garçons, eles precisam entender de tecnologia também", pontua.
Com o tempo, os bares e restaurantes deixaram de apenas servir comida para agregar outros serviços ao local, como o de manobrista, por exemplo. Isso também requereu pessoas especializadas na função. Assim como foi necessário contratar um motoqueiro para entregar os pedidos feitos pelo telefone. À medida que a variedade de restaurantes cresceu, a necessidade por força de trabalho incrementou-se na mesma proporção. Para Vieira, a principal razão do crescimento é o turismo da capital, que teve a demanda engordada nos últimos anos.
"Antes as pessoas chegavam aqui e voltavam porque não tinha um restaurante natural, por exemplo. O crescimento da cidade fez nascer essa demanda por uma variedade maior, mas o turismo teve um papel muito forte", acredita. Hoje, a maioria dos restaurantes de Natal está lotada aos domingos e, em alguns, faz-se até fila de espera. O incremento também serviu para que os estabelecimentos variassem em termos de localização. O bairro de Ponta Negra deixou de ser o maior concentrador de bares e restaurantes e tem dividido o pódio com bairros como Petrópolis e Tirol. Nesses locais os barzinhos ganharam força ao oferecerem uma grande variedade de petiscos, que incluem desde a culinária regional até comidas americanas e orientais.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.