12 de fev. de 2010

Código de Trânsito Brasileiro tem novidades este ano

Pra tirar carteira de habilitação os candidatos deverão fazer aulas de direção à noite. O projeto já foi aprovado pela comissão de constituição de justiça do senado e deverá seguir para sanção do presidente Lula.
Aos 50 anos, Ângela Maria decidiu enfrentar o medo e está aprendendo a dirigir. Mas sair a noite é ainda um desafio.
“Eu acho muito complicado e tem que ter muita responsabilidade”, diz.
É difícil mesmo, tanto que o Senado acaba de aprovar uma mudança no Código de Transito Brasileiro. As autoescolas vão ser obrigadas a dar aulas de direção também à noite.
Davi Duarte, especialista em trânsito apoia a medida. Diz que: durante o dia o motorista consegue enxergar obstáculos a até 200 metros de distância, mas à noite essa visibilidade cai pela metade. Isso se o motorista estiver usando o farol alto, porque com o farol baixo ele enxerga só o que está bem perto, 40 metros.
“Não basta saber que existe, é preciso experimentar determinadas circunstâncias, determinadas situações. Aprender como dirigir à noite, que é outro conjunto de técnicas, é importante pra que a gente diminua os riscos de acidentes”, declara Davi Duarte, especialista em trânsito.
O treino à noite já está previsto numa resolução do Conselho Nacional de Trânsito, mas não é obrigatório. Se o presidente Lula sancionar a lei, caberá ao Contran estipular a quantidade mínima de aulas noturnas.
Para a Federação Nacional das Autoescolas, a ideia pode até ser boa, mas tende a ficar no papel. O motivo? Falta de fiscalização.
“Sem fiscalização essa lei não pega. A obrigatoriedade não vai acabar acontecendo. Haja vista como acontece na motocicleta, as autoescolas tinham que ministrar aulas em via pública e não está ocorrendo por falta de fiscalização”, explica que Magnelson Carlos de Souza, presidente da Federação Nacional das Autoescolas.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.