21 de fev. de 2010

Depois da folia, candidatos a emprego devem aproveitar período de contratações no RN

Acabou o carnaval. Com o fim do reinado de Momo, foi dada a largada na corrida por um emprego. A partir de março, indústrias e empresas dos setores de comércio e serviços voltam a contratar e é preciso estar preparado para encarar a concorrência do mercado. Preparar um bom currículo, em que constem os dados pessoais, grau de escolaridade, experiência na área e atribuições pessoais - como ser proativo e ter bom relacionamento em equipe - é o primeiro passo. Segundo números do Serviço Nacional de Emprego (Sine) do Rio Grande do Norte, a oferta de vagas deve aumentar mais de 30% já no próximo mês.
Como o currículo é a sua vitrine para aquela empresa, é importante fazer uma apresentação coerente e concisa. De acordo com o coordenador de Análise de Mercado e Intermediação de Mão de Obra do Sine RN, Rommel da Costa Rodrigues, para alguns contratantes a foto é imprescindível. Assim como a objetividade. Não adianta colocar em três ou quatro páginas todas as suas experiências. "As empresas não têm tempo para ler currículos extensos", ensina. O ideal é resumir o máximo possível e colocar no currículo as experiências que teve exatamente naquela área para a qual deseja concorrer. Algumas dicas sobre as atribuições pessoais do trabalhador e seu desempenho em equipe também podem ser colocadas.
Com um currículo claro, objetivo e bem escrito nas mãos, o próximo passo é se cadastrar no Sine, em qualquer um dos postos do órgão no estado. Para quem já tem cadastro no serviço, é importante atualizá-lo sempre. Bater à porta das empresas e deixar o currículo lá mesmo pode não funcionar, mas em alguns casos vale o risco. Segundo Rodrigues, algumas empresas não aprovam a prática. "Tem gente que só aceita trabalhadores encaminhados pelo Sine", explica. E se você tiver um "QI" - o famoso "quem indique" - naquela empresa dos sonhos, não deixe de acionar sua rede de contatos, a network: ligue pro colega e peça uma mãozinha.
A partir do momento que o candidato se cadastra no Sine, estará disponível para milhares de empresas que também estão inscritas no serviço. Quando acontece de o trabalhador se encaixar na vaga oferecida, o Sine entra em contato e imediatamente o encaminha para entrevista. Por isso mesmo é importante que o candidato mantenha seu cadastro atualizado e informe caso mude de telefone. O Sine também disponibiliza duas centrais de atendimento telefônico para informar diariamente o quadro de vagas

Não perca a chance

Dicas

A partir de março setores como indústria de transformação (principalmente a de confecções), comércio e serviços voltam a contratar.
Para ingressar no ramo da indústria de confecção, por exemplo, é preciso ter qualificação específica para aquela função, como é o caso das costureiras. As empresas exigem ainda experiência comprovada e um grau de escolaridade básico.
Já na área de serviços, o mais exigido é a qualificação específica. Um cozinheiro só pode se candidatar a uma vaga se tiver um curso para aquela função, por exemplo. Além da experiência comprovada em carteira, é preciso dominar um segundo idioma em alguns cargos, além de ter pelo menos ensino médio concluído.
No setor de comércio, o ensino médio é exigido e alguns cursos de qualificação também são solicitados em determinados casos. Além desses requisitos, é preciso que o trabalhador elabore um bom currículo e saiba se comportar na entrevista.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.