19 de fev. de 2010

Dança no gelo é atração desta sexta-feira em Vancouver

Movimentos graciosos são a marca da prova, uma das modalides da patinação artística.
O início das provas da dança no gelo, modalidade da patinação artística, é uma das atrações desta sexta-feira (19) nos Jogos de Inverno de Vancouver, no Canadá. A dança obrigatória, primeira das três etapas até a decisão da medalha de ouro, começa às 22h45 (de Brasília).
A principal diferença da dança no gelo em relação à prova de duplas, disputada no começo da semana, é que os movimentos são menos acrobáticos e mais graciosos. Não há saltos, voos e piruetas, e sim uma preocupação maior com a coreografia e com o entrosamento entre os atletas - pode-se dizer, para usar os Jogos Olímpicos de Verão, que a dança lembra mais o nado sincronizado, enquanto as duplas se assemelham à ginástica artística.
Depois da dança compulsória, haverá ainda a dança original, no domingo (21), e a dança livre, na segunda-feira (22). Na prova desta quinta, como diz o nome, os casais devem executar uma série de movimentos obrigatórios, como giros e "lifts", quando o homem carrega a mulher, além de respeitar o andamento da canção que faz a trilha.
A Rússia é uma das grandes forças do esporte - Tatiana Navka e Roman Kostomarov foram os campeões olímpicos em Turim-2006 e encerraram a carreira em seguida. Seus herdeiros são Oksana Domnina e Maxim Shabalin, atuais campeões mundiais e favoritos ao ouro. Os norte-americanos Benjamin Agosto e Tanith Belbin, vice-campeões há quatro anos, também podem pintar novamente no pódio.
Outra prova interessante desta sexta, ainda em fase eliminatória, é o salto de esqui na plataforma individual de 120 m, a partir das 16h (de Brasília). Será apenas a etapa classificatória, que define quem disputará as medalhas no sábado (20), e é uma grande oportunidade de conferir os corajosos atletas que descem uma rampa a toda velocidade e se jogam no ar, buscando aterrissar o mais longe possível.
O dia reserva emoções também para os fãs do curling, com os jogos do Canadá contra a Dinamarca, tanto no masculino quanto no feminino, e quatro disputas de medalha. Saem os dois campeões do skeleton, a prova dos malucos e malucas que descem de bruços num trenó pela perigosa rampa de gelo do Whistler Sliding Centre; no cross country haverá a disputa do combinado feminino de 15 km, que mistura os estilos clássico e livre; e, no esqui alpino, o slalom supergigante para homens, no qual os competidores precisam ultrapassar as bandeiras no menor tempo possível.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e visitar nosso blog.

 

Atualmente

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo

.